PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO


O processo de ontogênese se refere à história de desenvolvimento particular de cada pessoa. No desenvolvimento ontogenético, ocorre um entrelaçamento dos eventos biológicos (compartilhados pelos membros de nossa espécie), com os eventos culturais (compartilhados pelos membros de um grupo social) e com as situações não compartilhadas que são específicas da histórica de um sujeito particular. Essas três dimensões são responsáveis pela formação da personalidade de cada um, tornando cada ser humano único. Em relação aos eventos culturais compartilhados pelos membros de um determinado grupo social, analise as assertivas a seguir.

 

I – Esses eventos são experienciados por todos os indivíduos pertencentes à espécie humana.

 

II – Esses eventos referem-se aos acontecimentos particulares vivenciados pelo indivíduo e que são significativos na constituição de cada pessoa.

 

III – Esses eventos são os acontecimentos partilhados e relacionados com o modo de viver de uma cultura.

 

IV – Esses eventos demonstram que a comunidade, ou grupo social no qual o sujeito está inserido, contribui para a construção de sua personalidade.

 

É correto o que se afirma em:


II, apenas.


 I, apenas.


III e IV, apenas


II e IV, apenas.


III, apenas.

Acerca dos processos de aprendizagem e desenvolvimento, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I - A aprendizagem e o desenvolvimento humano são dois processos que trazem contribuições basilares para pensarmos o fenômeno educativo. Cada um desses processos conta com inúmeras pesquisas e teorizações que lançam luz ao campo educacional. Os estudos da Psicologia da Educação acerca da aprendizagem e do desenvolvimento são fundamentais para a prática profissional do educador.

PORQUE

II - O professor precisa ter clareza a respeito de como o aluno aprende e de quais fatores estão relacionados ao processo de desenvolvimento humano, para orientar sua prática educativa.

A respeito dessas asserções, analise a opção correta:

  


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 


A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.


As asserções I e II são proposições falsas.

A aprendizagem significativa ocorre quando o novo conceito aprendido passa a fazer parte de uma rede de conceitos, de um todo coerente de conteúdos. A partir do conceito de aprendizagem significativa, o professor pode propor metodologias e estratégias que objetivem desenvolver o interesse dos alunos pelo conteúdo que será exposto.

Sobre essa forma de aprendizagem, aprendizagem significativa, analise as assertivas a seguir e marque com V as verdadeiras e F as falsas.

( ) Neste tipo de aprendizagem, aprendemos um conceito de maneira significativa, quando esse conceito integra a rede de conceitos do sujeito que aprende e forma uma espécie de rede de aprendizagem.

( ) Neste tipo de aprendizagem, as relações estabelecidas pelo professor do conteúdo exposto com os demais conceitos e ideias estudados anteriormente pelo aluno podem contribuir para gerar a aprendizagem significativa.

( )  Neste tipo de aprendizagem, a compreensão dos conteúdos será significativa se o sujeito que aprende compreender o significado e a contribuição desse conteúdo para sua vida, bem como, quando ele poder aplica-lo na prática;

( )  Neste tipo de aprendizagem, a aprendizagem torna-se mais significativa para o aluno quando o conteúdo é exposto de forma descontextualizada e de maneira mais ampla em relação a diversidade de conceitos a ele relacionado.

 

É correto o que se afirma em:


F – V – V – F. 


V – F – V – F.


V – V – V – F. 


V – F – V – V. 


 F – F – V – F. 

Interessa tanto à Psicologia quanto à Educação (concebidas enquanto áreas de estudo e de aplicação) compreender e desvelar os mecanismos que atuam na formação dos indivíduos, ou seja, os processos presentes em nossa sociedade e que corroboram para a constituição de nossas subjetividades. Esse é o aspecto principal que interliga Psicologia e Educação.

CARMO, J. S. Fundamentos psicológicos da educação [livro eletrônico]. (Série Psicologia em Sala de Aula). Curitiba: InterSaberes, 2012 (adaptado).

Sobre a interlocução entre Psicologia e Educação, analise as assertivas a seguir:

 I.           Psicologia e Educação estão interligadas. Os dois campos de atuação estudam a formação humana.

PORQUE

 II.          Ambos os campos de atuação, atualmente, buscam avaliar e classificar os indivíduos com dificuldades escolares. 


As asserções I e II são proposições falsas.


A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 


As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Segundo Vigotski (2010), o pensamento da criança se estrutura por conceitos verbais. Ao internalizar a linguagem, o pensamento torna-se verbal. Ao estudar o desenvolvimento cognitivo da criança, Vigotski define duas classes de conceitos: os cotidianos (ou espontâneos) e os conceitos científicos. Com base nos estudos de Vigotski sobre o pensamento verbal, assinale a alternativa que melhor define o que são conceitos científicos.


São conceitos que se desenvolvem de forma espontânea.


São conceitos abstratos, generalizações do pensamento que se desenvolvem a partir de um processo sistemático de ensino.


São conceitos concretos, que se desenvolvem a partir da experiência abstrata da criança.


É o mais importante sistema de signos criado pelo homem.


São conceitos relacionados com as funções que estão em processo de desenvolvimento, ao que a criança é capaz de fazer com o auxílio de perguntas, demonstrações e dicas.

A Psicologia da Educação é uma das várias ciências que dão base para a Educação, contribuindo para pensarmos o cotidiano das escolas. Psicologia e Educação se interligam, já que ambas estudam o processo de formação humana. Sobre as contribuições que a Psicologia pode trazer para a Educação, analise as assertivas a seguir e marque com (V) de verdadeiro e (F) de falso.

 

(   ) Os estudos da Psicologia contribuem para que os professores possam nortear seu trabalho pedagógico e atingir seu objetivo, que é o de transmitir o conhecimento.

 

(   ) A Psicologia da Educação contribui exclusivamente para que o professor saiba identificar e classificar as dificuldades de aprendizagem.

 

(   ) Os estudos da Psicologia da Educação contribuem para compreendermos o complexo processo de aprendizagem e desenvolvimento, em seus vários componentes e aspectos.

 

(   ) A Psicologia estuda a linguagem, a aprendizagem, a consciência, a cognição, a afetividade, dentre diversos outros aspectos que interessam ao campo educacional.

 

(   ) Os estudos da Psicologia trazem ínfimas contribuições para a prática dos professores.

 

A alternativa que melhor representa a sequência correta é:


F – F – V – F – V.


V – V – V – F – F.


F – F – V – F – F.


V – F – V – V – V.


V – F – V – V – F.

Vigotski entende que aprendizagem e desenvolvimento são dois processos distintos, mas que caminham juntos, entrelaçados. Para esse autor, a aprendizagem gera desenvolvimento. O indivíduo se desenvolve a partir da apropriação dos instrumentos e signos sociais, a partir de sua relação com o outros, em um constante processo de aprendizagem. Vigotski define dois importantes conceitos relacionados com a aprendizagem e o desenvolvimento: o nível de desenvolvimento real e a área do desenvolvimento iminente. A partir dos estudos de Vigotski, assinale a alternativa que melhor define o que é o nível de desenvolvimento real


Esse nível se desenvolve na relação prática da criança com os objetos.


Esse nível demonstra que o desenvolvimento segue a aprendizagem.


Esse nível diz respeito às funções que estão em processo de desenvolvimento.


Esse nível diz respeito aos processos cognitivos de raciocínio e conhecimentos já internalizados pela criança.


Esse nível diz respeito ao desenvolvimento do pensamento, linguagem, memória, atenção, criatividade, entre outras funções.

Segundo Vigotski (2010), o pensamento da criança se estrutura por conceitos verbais. Ao internalizar a linguagem, o pensamento torna-se verbal. Ao estudar o desenvolvimento cognitivo da criança, Vigotski define duas classes de conceitos: os cotidianos (ou espontâneos) e os conceitos científicos. Com base nos estudos de Vigotski sobre o pensamento verbal, assinale a alternativa que melhor define o que são conceitos cotidianos


Dizem respeito às funções que estão em processo de desenvolvimento.


São conceitos abstratos, teóricos e se inserem em um sistema conceitual.


São os conceitos que a criança adquire em sua prática cotidiana, a partir da experiência com os objetos e de sua relação com os adultos.


São conceitos que se desenvolvem a partir de uma definição verbal, a partir de um enunciado teórico.


São conceitos que a criança adquire por conta de sua estrutura neurológica.

Em relação ao desenvolvimento ontogenético, analise as assertivas a seguir.

I – No desenvolvimento ontogenético, ocorre um entrelaçamento dos eventos biológicos (compartilhados pelos membros de nossa espécie), com os eventos culturais (compartilhados pelos membros de um grupo social) e com as situações não compartilhadas que são específicas da histórica de um sujeito particular

 

LOGO

 

II – No desenvolvimento ontogenético, apenas os eventos culturais compartilhados (compartilhados pelos membros de um grupo social) contribuem para formar a subjetividade humana, porque eles estão relacionados com o modo de viver de uma cultura.

 A respeito dessas asserções, analise a opção correta:


As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma conclusão correta da I.


As asserções I e II são proposições falsas


A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma conclusão correta da I.

O termo desenvolvimento pode ser utilizado em vários contextos e para se referir a diferentes processos. Quando nos referimos, especificamente, ao ciclo vital, por exemplo, o conceito de desenvolvimento diz respeito às alterações que ocorrem dentro do ciclo de vida de uma pessoa e que passam a fazer parte de sua constituição individual. Sobre o conceito de desenvolvimento entendido em seu sentido geral, analise as assertivas a seguir e marque as alternativas com V, de verdadeiro, e F, de falso.

 (  ) O processo de desenvolvimento engloba as transformações cognitivas e emocionais pelas quais o sujeito passa ao longo de sua vida.

 

(   ) O desenvolvimento não engloba o processo de ontogênese.

 

(   ) O desenvolvimento não está relacionado com o processo de aprendizagem.

 

(   ) O desenvolvimento envolve as mudanças nas formas de relações sociais e na afetividade dos indivíduos.

 

A alternativa que representa a sequência correta é:


F – V – F – V.


F – F – F – V.


V – F – F – V.


V – F – V – F.


V – V – F – V.